EN-US

Agricultura de precisão: O que é?

A agricultura de precisão (AP) chegou ao Brasil no início dos anos 1990,  através de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System) e, atualmente, tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano dos produtores, através do piloto automático, controle na aplicação de insumos, sensores, semeadoras em taxa variável, barras de luz e drones. 

Ela se caracteriza por ser um conjunto de técnicas e procedimentos que permite conhecer, localizar geograficamente e delimitar áreas de diferentes produtividades, através do emprego da informática, programas específicos, sensores, controladores de máquinas e sistema de posicionamento global (GPS).  Ou seja, é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas. 

É considerada uma forma de gerenciamento agrícola que parte de informações exatas e precisas auxiliando nas decisões que o produtor tem que tomar ao longo das safras, englobando o uso de tecnologias atuais para o manejo de solo, insumos e culturas, de modo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam a produtividade das mesmas.

Como a agricultura de precisão de usada?

A agricultura de precisão é comumente utilizada para monitorar a aplicação de fertilizantes, irrigação, falhas de plantio, competição com outras espécies, pragas e doenças nas plantas, possibilitando a identificação das variabilidades da lavoura e a partir dessas informações permite com que se otimize as aplicações e assim aumente a eficiência do manejo, possibilitando o aumento da produtividade além da redução do impacto ambiental. 

Com o auxílio dessas tecnologias, é possível aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, considerando as particularidades de cada local dentro de uma lavoura. 

 

Leia também!

> O que é o NDVI e qual é a sua importância na agricultura?

> Tecnologias de Aplicação Vol. 1 – Defensivos Agrícolas

 

Vantagens da agricultura de precisão

As principais vantagens de sua adoção estão relacionadas a um maior conhecimento do campo de produção, devido a disponibilidade de informações precisas, promovendo tomadas de decisões mais precisas e assertivas, que vão refletir numa redução de custos e impacto ambiental, já que os insumos serão aplicados somente nos locais, tempo e doses necessárias.

Dentre as linhas da AP, as plataformas digitais são a mais nova e eficaz forma de trabalhar no campo. Elas auxiliam na rentabilidade e na produtividade, diminuindo os custos de produção.

Um exemplo de plataforma digital é a DigiFarmz, que auxilia produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja e do trigo, apresentando parâmetros para uma melhor tomada de decisão.

O software combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que orientam quanto ao que utilizar (fungicidas, misturas, etc.), quando (data ideal de cada pulverização), quanto (número de pulverizações a serem realizadas), e no manejo anti-resistência.

Clique no botão e marque uma demonstração gratuita entenda mais detalhes de como a DigiFarmz consegue ajudar você no dia a dia da fazenda!

Você pode gostar de ler também: