A colheita é um dos momentos mais importantes do ciclo produtivo da lavoura e por isso é necessário que seja realizada uma análise dessa atividade, desde o planejamento até a execução da colheita de forma ideal.
O mesmo deve ocorrer com o transporte dos grãos, afinal é o produto que se buscou produzir durante uma safra inteira. Mas como evitar perdas na colheita?
O primeiro passo é fazer um planejamento agrícola com antecedência dentro da sua realidade, conhecer suas cultivares e equipe de trabalho. Evite perdas por falta de maquinário, devido ao mau escalonamento de áreas e cultivares, ou por equívocos na regulagem das colheitadeiras, por exemplo.
O principal fator para perdas relacionado às colheitadeiras é a desregulagem. Máquinas desreguladas podem causar perdas maiores do que 5 sacas por hectare na cultura da soja, perda por regulagem incorreta do sistema de corte e alimentação é estimada em até 80%.
Além do que já falamos acima, devem ser observados e considerados outros fatores para evitar perdas na colheita, como:
- Cultivares adotadas;
- Espaçamento entre fileiras e linhas;
- Acamamento das plantas;
- Uniformidade de maturação;
- Deiscência natural;
- Estimativa de colheita;
- Condições da lavoura, como declividade, presença de plantas daninhas, palhada, umidade do solo no momento da colheita e previsão do tempo.
Leia também:
> Importância do NDVI na agricultura;
> Agricultura Digital: confira 5 ferramentas para auxiliar no campo.
Como a regulagem da colheitadeira pode evitar perdas na colheita?
As perdas podem ser evitadas a partir do conhecimento referente a velocidade adequada de deslocamento da colhedora, de acordo com a capacidade da máquina e das condições do sistema de barra de corte completo, navalhas afiadas e sem folgas.
O mesmo vale com a rotação e tensão do sistema de alimentação adequado, rotação e posicionamento do molinete adequados com a altura da planta, ângulo dos dentes do molinete adequado com o posicionamento da planta e regulagem do sistema de esteira.
As regulagens consistem, para colheitadeiras com sistemas radiais e convencionais, do cilindro, côncavo e batedor e, para colheitadeiras com sistemas axiais, do rotor longitudinal, côncavo e batedor.
Para estes elementos é importante que a rotação e a abertura entre cilindro/rotor e côncavo estejam adequados de acordo com a cultura e a umidade do grão em relação ao horário da colheita.
Para a regulagem do sistema de separação e limpeza, que se faz necessário para que o produto final não contenha impurezas que possam causar descontos na entrega do produto, é necessário que as regulagens de abertura e fechamento e de limpeza das peneiras estejam adequadas, assim como o fluxo e direcionamento dos ventiladores, ajustados corretamente conforme a cultura e umidade.
A manutenção do sistema de elevadores, armazenamento e descarga é realizada de modo preventivo, este sistema não possui regulagens expressivas, mas é muito importante que sejam realizadas manutenções preventivas para evitar problemas durante a safra. As manutenções constituem basicamente trocas de correias e ajustes de tensão e lubrificação.
Nas colheitadeiras mais modernas, há uma série de sensores que auxiliam no monitoramento dos processos da colheita, desde sensores de umidade dos grãos até sensores de perdas na colheita, que devem ser igualmente calibrados, para que o operador leve em consideração seus dados e que possa realizar possíveis ajustes, a fim de obter os melhores resultados de colheita.
A realização da regulagem da colheitadeira minimiza perdas importantes, que impactam diretamente na quantidade de produto final.
Use a tecnologia para evitar perdas na colheita
O uso de tecnologias pode ser uma solução simples e eficiente para evitar perdas na colheita, por usar dados de pesquisa que indicam o momento certo de aplicações, semeadura e muito mais.
A DigiFarmz é um software que possui uma base de 20 anos e pesquisa a campo, com algoritmos personalizados e atualizados para indicar as melhores opções para você, que ajudam a reduzir suas perdas.
Essa combinação resulta em recomendações precisas e personalizadas que ajudam a reduzir suas perdas.
Preencha o formulário acima e fale com a nossa equipe para conhecer mais da DigiFarmz!

Gabriela Petry da Silva
Engenheira Agrônoma (UFRGS) | Mestre em Fitotecnia (UFRGS)
Especialista em Marketing de Conteúdo na DigiFarmz – BR
Contato:
gabriela.petry@digifarmz.com