Dentre as características de qualidade da semente, o vigor ganha um grande destaque. Mas para entender este conceito, é necessário compreender outros pontos, como o que é a deterioração da semente. Abaixo você confere mais detalhes sobre o que é qualidade da semente e vigor, e como isso influencia na sua lavoura.
O que é deterioração da semente?
A deterioração da semente é o processo ligado à degradação de estruturas físicas e alterações de processos químicos e fisiológicos que vão impactar negativamente na emergência e no estabelecimento das plântulas à campo.
As alterações físicas, podem acontecer por danos mecânicos no momento da colheita, picada de insetos, e no manuseio das sementes durante todo seu ciclo de produção.
Já as alterações químicas e fisiológicas normalmente estão relacionadas a umidade e temperatura às quais a semente está exposta, assim como pela ocorrência de doenças.
De uma forma geral, doenças, altas temperaturas e umidade aceleram o processo de degradação de moléculas dentro da semente.
O que é vigor da semente?
O vigor da semente determina o seu potencial para uma emergência rápida, uniforme e para o desenvolvimento de plântulas normais, sob uma ampla faixa de condições de umidade e temperatura do solo em condições de campo.
O vigor, portanto, é relacionado com a integridade das membranas da semente. Uma semente de alto vigor é aquela onde as membranas estão íntegras, mantendo as células organizadas e funcionais, sem danos associados à degradação de moléculas.
Agora que já sabemos o que é a deterioração e o que é o vigor, podemos fazer a seguinte relação: o vigor é exatamente o contrário da deterioração, ou seja, quanto maior o vigor, menor a deterioração.
Sementes de baixo vigor apresentam, estabelecimento mais lento e com maior chance de produção de plântulas anormais. Sementes de alto vigor são extremamente importantes para a agricultura, pois possuem maior velocidade de estabelecimento, promovendo o desenvolvimento de plântulas sadias e uma lavoura uniforme.
Diferença entre vigor e taxa de germinação
No momento da compra de sementes, é bem comum a confusão entre os termos taxa de germinação e vigor de sementes, porém, eles não são sinônimos.
Pela legislação, a taxa de germinação mínima para sementes de soja é de 80%. Isso significa que a cada 100 sementes, 80 devem ser capazes de produzir plântulas normais.
Os testes de germinação apenas contabilizam quantas plântulas normais foram obtidas de um lote de sementes que foi exposto ao teste em condições controladas de umidade, temperatura e aeração.
O tempo pelo qual estas sementes demoram para germinar e se estabelecer não é contabilizado no teste de germinação. Este teste é obrigatório para comercialização de sementes no Brasil.
A diminuição do vigor antecede a redução da germinação. Portanto, sementes com a mesma taxa de germinação podem apresentar níveis distintos de vigor.
Para melhor avaliar a qualidade da semente, as empresas realizam testes específicos para avaliar o grau de deterioração das sementes, bem como a velocidade de germinação e estabelecimento inicial, estes testes são chamados de testes de vigor.
Por que o teste de vigor é importante?
Os testes de vigor, portanto, são complementares aos testes de germinação, contudo, eles não são obrigatórios para a comercialização de sementes no Brasil devido às suas dificuldades de padronização.
Produtores e consultores devem estar atentos no momento da compra de sementes, se possível, avaliando outras variáveis além da taxa de germinação.
A avaliação da qualidade fisiológica das sementes pelos testes de vigor é uma boa ferramenta para estimar o comportamento das sementes no campo após a semeadura.
Optar por sementes com alta taxa de germinação e alto vigor, é a base para o alcance da população de plantas adequada, assim como a uniformidade da lavoura e o rápido estabelecimento da cultura no campo, fatores estes que terão reflexo na sanidade da lavoura e na produtividade da cultura.
O melhor a se fazer, neste caso, é realizar um bom planejamento de semeadura. Para não errar no processo, confira o e-book Planejamento da Safra Vol. 1 – Semeadura, feito pela nossa equipe. O material é totalmente gratuito e para baixar é só clicar no botão. Aproveite!