Tratamento de sementes de trigo: A melhor estratégia para produtividade

A importância do tratamento de sementes de trigo com fungicidas e inseticidas é essencial, considerando o seu valor como medida preventiva no controle integrado de pragas e doenças do trigo com grande risco econômico.

A prática é considerada de baixo custo quando comparada aos benefícios que proporciona ao estabelecimento inicial e a produtividade da cultura. Por isso é considerada uma das melhores estratégias de produtividade. 

É de fundamental importância que a semente utilizada seja de boa qualidade (alto vigor e poder germinativo), mas, principalmente, livre de pragas e doenças. 

Nesse sentido, os fatores construtores da produtividade (escolha da cultivar, época de semeadura, população e distribuição de plantas, adubação e calagem, dentre outros), devem estar de acordo com os fatores protetores da produtividade que relacionam os aspectos fitopatológicos, que vão desde a semeadura (ou antes, com o tratamento de sementes) até a colheita.

 

Qual a importância do tratamento de sementes de trigo?

O tratamento de sementes de trigo é uma medida capaz de reduzir o inóculo vinculado à semente. 

Em muitos casos, apesar de não apresentar sintomas, as sementes podem estar infectadas por patógenos causadores de doenças, que podem aparecer no desenvolvimento da cultura, em estágios mais avançados.

O Brasil tem apresentado sérios problemas de qualidade da semente, especialmente em razão da ocorrência de chuvas, no período de pré-colheita, e de danos mecânicos causados na colheita, secagem e armazenamento,

Além disso, uma vez que é armazenado durante o verão, recebe interferência de fatores como temperatura, umidade relativa do ar e pragas de armazenamento.

Assim, sementes de trigo necessitam da utilização de produtos que forneçam maior proteção contra doenças, ataque de insetos e condições climáticas adversas, no momento da semeadura.

Leia também: 

> Principais Doenças do Trigo

> Catálogo de Fungicidas para Trigo 

Por que fazer o tratamento de sementes de trigo?

Diversas doenças que ocorrem na lavoura podem ser disseminadas por sementes. Exemplo destas são as manchas foliares (amarela, marrom e septoriose), podridão comum das raízes, carvão e fusariose/giberela.

Ainda, mesmo que não sendo transmitidos pela semente, devido a fonte de inóculo ser a palhada, o controle do oídio e da ferrugem é outra vantagem do tratamento de sementes na cultura do trigo.

Assim, o tratamento de semente de trigo tem como objetivo eliminar os fungos associados à semente, evitando:

  • Transmissão para plântulas
  • Proteger a plântula do ataque de fungos necrotróficos; 
  • Indiretamente evitar a morte de plântulas
  • Auxiliar no controle de fungos biotróficos, como o oídio e a ferrugem; 
  • Reduzir a fonte de inóculo primário de doenças;  
  • Potencializar a eficiência dos tratamentos realizados em parte aérea. 

O uso de fungicidas no tratamento de sementes evita a introdução de fungos associados a sementes e sua transmissão para parte aérea e raízes, além de proteger do ataque de fungos existentes no solo ou na palhada. Além disso, as plantas apresentam melhor desenvolvimento inicial e estande mais uniforme.

Você pode gostar de ler também: